Doenças Crônicas e Alimentação


DOENÇAS CRÔNICAS E ALIMENTAÇÃO (HIPERTENSÃO, OBESIDADE E DIABETES).

 

Nos países em desenvolvimento é importante considerar que as mudanças econômicas,sociais e demográficas possuem consequências na saúde da população. As doenças crônicas estão relacionadas com a alimentação inadequada e a má qualidade de vida. A obesidade é considerada uma epidemia mundial e esta relacionada com o número anormal de gorduras no organismo (dislipidemia).Unida a diabetes mellitus, juntas estão associadas às doenças cardiovasculares, assim como a hipertensão, a doença coronariana e o AVC. A diabetes mellitus é o excesso de açúcar no sangue e pode ser desencadeada por pessoas obesas. As doenças crônicasestão inter-relacionadas, pois dividem os mesmos fatores de causa como:

Ingestão alimentar inadequada que se pode incluir:

 -Baixa frequência do consumo de alimentos ricos em fibras;

 -Aumento do consumo de gorduras saturadas;

-Aumento do consumo de refrigerantes e açúcares;

-Alimentos industrializados que possuem muito sódio;

-Permanecer muito tempo em jejum;

-A falta de atividade física;

-Sedentarismo;

-Tabagismo;

-Etilismo.

Fatores como esses alteram o metabolismo e dificultam a manutenção da qualidade de vida. Assim como a dieta inadequada, o sedentarismo é um fator de risco muito importante para o desenvolvimento da obesidade, além de possuir uma relação direta com o aparecimento da diabetes tipo 2 independente do histórico familiar.

A modernização tem contribuído para que as indústrias alimentícias colaborem com o consumo de alimentos altamente gordurosos e com uma grande quantidade de sal (sódio) para manter a conservação dos produtos. A praticidade para a obtenção de alimentos fáceis de transportar, assim como os fastfoods que são alternativas rápidas e práticas, fazendo com que a população possua uma alimentação inadequada.

É importante mudar os hábitos de vida para evitar o aparecimento deste tipo de doença. Isso é muito simples, cuidar da alimentação, praticar atividade física, manter a hidratação constante e buscar sempre o melhor para a saúde.

 
Referências Bibliográficas:

SARTORELLI et. Al.Tendências do diabetes mellitus no Brasil:

o papel da transição nutricional. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.19, 2003

 

PEREIRA etal.Obesidade, Hábitos Nutricionais, Sedentarismo

e Resistência à InsulinaArqBras Endocrinologia Metabolismovol 47,nº 2, 2003

 

BORGES et al.Associação entre Hipertensão Arterial e Excesso de Peso em Adultos, Arq. Brasileiro de Cardiologia,Pará, v.91,n.2,p 110-118,2008
 
 
 

10 comentários:

  1. Muito bom...
    Artigos assim são ótimos para fazer as pessoas acordarem, pois muita gente acha que esses produtos industrializados não faz mal e consomem em muita quantidade.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, muito bom!!!
    Precisamos comer mais produtos saudáveis!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, apenas a mudança na alimentação já evita muitas doenças! Vamos comer coisas saudáveis sim!
    até a próxima!
    =)

    ResponderExcluir
  4. Muitas vezes as pessoas só se tocam que têm uma péssima alimentação, e a falta da atividade física quando o médico da o diagnóstico de pressão alta, diabetes, veia entupida do coração, ou se já estiver em uma cama. tendo um AVC. Pessoal má alimentação ta matando mesmo,e cada vez mais jovens estão morrendo de infarto do coração, pessoas que não chegam aos 50 anos, e isso não sou eu que estou dizendo são as estatisticas do governo. Por isso sigam as dicas da nutricionista.

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes as pessoas só se tocam que têm uma péssima alimentação, e a falta da atividade física quando o médico da o diagnóstico de pressão alta, diabetes, veia entupida do coração, ou se já estiver em uma cama. tendo um AVC. Pessoal má alimentação ta matando mesmo,e cada vez mais jovens estão morrendo de infarto do coração, pessoas que não chegam aos 50 anos, e isso não sou eu que estou dizendo são as estatisticas do governo. Por isso sigam as dicas da nutricionista.

    ResponderExcluir
  6. Adoro os post sobre nutrição, nos passam dicas importantes.
    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.

Obrigado.
Equipe Menina Chique Chique

Todos os direitos reservados