Varizes e Alimentação



Varizes e Alimentação


As varizes são veias deformadas e dilatadas que surgem ao longo das pernas, podendo causar dor e inchaço. Caracterizam uma alteração funcional da circulação do organismo.  Elas ocorrem em pessoas que ficam muito tempo em pé, idade, obesidade e também nas gestações.

As veias das pernas possuem válvulas que impedem o retorno do sangue aos pés pela simples ação da gravidade. Quando estas válvulas não funcionam o sangue fica preso nas veias causando as varizes.
Para melhorar o sistema circulatório existem alguns alimentos, que possuem propriedades importantes em manter este sistema atuando normalmente. Importante evitar frituras e alimentos gordurosos.

Os flavonoides modulam enzimas importantes obtendo ação no sistema vascular, ação anti – inflamatória, promovendo uma melhor circulação sanguínea e possui ainda uma significante ação antioxidante.
Alimentos sugeridos:
Leite de soja, farinha de soja, tofu, shoyo, uva, vinho, brócolis, salsa, uva, morango, nozes, maçã, amoras.

As fibras também possuem ação no sistema circulatório, pois mantém o organismo saciado promovendo o bolo alimentar, e disponibilizando glicose aos poucos na corrente sanguínea.
 Os alimentos que podem ter atenção especial são o abacate, pois é um ótimo alimento para o sistema cardiovascular obtendo gorduras monoinsaturadas, vitamina A, cálcio, magnésio e ainda se destacando com um alto valor de potássio e o abacaxi, que é anti-inflamatório e melhora a circulação o alho, a cebola e o gengibre também são recomendados.
Uma alimentação balanceada sempre é recomendada, assim como, exercícios físicos e um estilo de vida saudável evitando a obesidade e doenças crônicas.
ALIMENTOS QUE SÃO INDICADOS PARA MELHORAR AS VARIZES:
ABACAXI, ABACATE, ABÓBORA, ALHO, AMORAS, BERINJELA, BRÓCOLIS.
CARNES BRANCAS, CEREJA, CEREAIS INTEGRAIS, CEBOLA, FARINHA DE SOJA, GENGIBRE, LEITE DE SOJA, LEITE MAGRO, MAÇÃ, NOZES MORANGO, PEIXES MAGROS, SALSA, SHOYO, SOJA, TOFU, UVA, VINHO.

ALIMENTOS NÃO INDICADOS PARA AS VARIZES:
AÇÚCAR, ALIMENTOS PROCESSADOS, BEBIDAS ALCOÓLICAS, CAFEÍNA
CORANTES E CONSERVANTES, FRITOS, HIDRATOS DE CARBONO
REFRIGERANTES, SAL, TABACO.



Grazielle Gonçalves da Silva
CRN1/7548

Fonte:
Nutrição e estética IPGS

Um comentário:

  1. Gostei da dica, eu não tenho mas as mulheres da minha família sofrem muito com isso. Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

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